Alunos

Caso Clínico - Dras. Helini Oliveira e Éllen Matos

RECONSTRUÇÃO COM PINO INTRACANAL DE FIBRA DE VIDRO MOLDADO COM RESINA COMPOSTA

Dra. Helini Oliveira e Dra. Éllen Matos

Paciente C. L. O., 38 anos, compareceu à escola de aperfeiçoamento profissinal da ABCD-PI apresentando sintomas dolorosos, e ao rx inicial, foi verificada a necessidade de retratamento endodôntico do elemento 26.

A endodontia foi realizada com instrumentação rotatória e a sequência K3 RS6. Baixe o cartão com a técnica clicando aqui. O cartão de obturação pode ser baixado clicando aqui. Então, foi escolhida a restauração direta com a instalação de um pino estético de fibra de vidro para reabilitação do elemento. Assim, na sessão seguinte, foi removida a obturação do canal palatino até o terço médio, com regularização das paredes do conduto utilizando brocas de Gates Glidden #4 e da obturação remanescente utilizando um condensador de Schilder.

Em seguida, foi feito o condicionamento do conduto utilizando um sistema autocondicionante com a técnica dos 2 passos (Adper, 3M), com aplicação do primer ácido seguido do adesivo. O pino escolhido também recebeu preparo, com condicionamento ácido e aplicação do adesivo deste sistema. A polimerização de ambos o pino e o conduto foi de 40 segundos.
A modelagem do pino com resina composta (Evolu-X, Dentsply) foi realizada após isolamento do conduto com lubrificante aquoso. Após a remoção do lubrificante, o passo seguinte foi a cimentação, com cimento resinoso dual (Enforce, Dentsply), introduzido no conduto com a seringa Centrix, seguido do posicionamento do pino. A polimerização foi feita em duas etapas: a primeira, de 3 segundos, para remoção do excesso de cimento da coroa, e a segunda, de 40 segundos, para polimerização completa do cimento no conduto.
Finalmente, a porção coronária foi restaurada com resina composta. O condicinamento ácido e o sistema adesivo (Single Bond, 3M) foram utilizados, e a reconstrução a coroa foi concluída. O ajuste oclusal, o acabamento e o polimento foram finalizados também nesta sessão clínica. Fotos do caso completo logo abaixo.

 

 

Se você estiver tendo problemas para a exibição desta página no navegador Internet Explorer ou Firefox, baixe gratuitamente o Google Chrome, o navegador mais rápido do mercado, em segundos, clicando aqui. Ou então instale o Adobe Flash Player clicando aqui. Dispositivos da Apple como iPhones, iPads e iPod Touchs não exibem conteúdo em Flash, impossibilitando a visualização das imagens.
Para navegar pelas imagens 3D, use o mouse ou as setas do teclado. A roda do mouse modifica o zoom nas fotos. Clicando em uma imagem, ela alcança o zoom máximo.

 

{oziogallery128}

 

Compartilhe!