Alunos

Caso Clínico - Dra. Yramismana Miranda

ENDODONTIA E RECONSTRUÇÃO DE CANINO SUPERIOR COM PINO DE FIBRA DE VIDRO

Paciente procurou à escola de aperfeiçoamento profissinal da ABCD-PI apresentando incômodo na região de canino superior esquerdo. Seguiu-se com a anamnese, exame clínico e rx inicial, onde verificou-se a necessidade do tratamento endodôntico do elemento 23. A instrumentação e a obturação foram realizadas conforme os protocolos previamente estabelecidos. Para baixar o cartão com o protocolo de instrumentação, clique aqui. E para baixar o cartão de obturação clique aqui.
Após o término da endodontia, o elemento recebeu reabilitação por meio de uma restauração direta com instalação de um pino de fibra de vidro. O corte da obturação já foi feito na altura correta para instalação mesmo.
Os passos de condicionamento das paredes do conduto foram feitos utilizando-se um sistema autocondicionante com a técnica de passo único (Adper Easy one, 3M), com aplicação do primer ácido e adesivo em um único frasco. O pino selecionado (White Post no. 0,5) também foi preparado com a aplicação de condicionamento ácido e adesivo. A polimerização foi feita durante 40 segundos.
Em seguida, a modelagem do pino foi executada com resina composta (Evolu-X, Dentsply), após isolamento, com lubrificante aquoso no interior do conduto. Removido o lubrificante, seguiu-se a cimentação com o cimento resinoso dual All Cem (FGM), introduzido com lentulo no conduto, para posterior posicionamento do pino moldado com resina. Removidos os excessos, a polimerização foi executada por 40 segundos em várias direções.
O pino, então, foi cortado na altura correta, e a coroa foi restaurada com resina composta, utilizando o mesmo sistema adesivo. Finalizando, foi feito o ajuste da oclusão, seguido do acabamento e polimento.

Se você estiver tendo problemas para a exibição desta página no navegador Internet Explorer ou Firefox, baixe gratuitamente o Google Chrome, o navegador mais rápido do mercado, em segundos, clicando aqui. Ou então instale o Adobe Flash Player clicando aqui. Dispositivos da Apple como iPhones, iPads e iPod Touchs não exibem conteúdo em Flash, impossibilitando a visualização das imagens.

Para navegar pelas imagens 3D, use o mouse ou as setas do teclado. A roda do mouse modifica o zoom nas fotos. Clicando em uma imagem, ela alcança o zoom máximo.

{oziogallery186}

Compartilhe!