Endodontistas

Cirurgia Parendodôntica - Dr. André Sampaio

Seguem abaixo as imagens de duas cirurgias parendodônticas, ambas executadas no curso de Especialização da ABCD-PI em Teresina.

Se você estiver tendo problemas para a exibição desta página no navegador Internet Explorer ou Firefox, baixe gratuitamente o Google Chrome, o navegador mais rápido do mercado, em segundos, clicando aqui. Ou então instale o Adobe Flash Player clicando aqui. Dispositivos da Apple como iPhones, iPads e iPod Touchs não exibem conteúdo em Flash, impossibilitando a visualização das imagens.

Para navegar pelas imagens 3D, use o mouse ou as setas do teclado. A roda do mouse modifica o zoom nas fotos. Clicando em uma imagem, ela alcança o zoom máximo.

Caso 1

Incisivos superiores (central e lateral) apresentando lesão periapical extensa. Optou-se por fazer a curetagem da lesão previamente à finalização dos tratamentos endodônticos por impossibilidade de secagem dos condutos envolvidos. Durante a curetagem da mesma, houve exposição da fossa nasal devido à reabsorção do assoalho da fossa. Essa comunicação inesperada foi suturada (a borda do retalho à mucosa do assoalho) urgencialmente com fio de Nylon (o indicado seria um reabsorvível) e a cirurgia completada. Os tratamentos endodônticos foram executados em sessão única, algumas semanas após o ato cirúrgico, e o acompanhamento de dois anos mostra o reparo completo da lesão.

{oziogallery184}

Caso 2

Curetagem simples na região de incisivos superiores, envolvendo um central e um lateral, também executada previamente à finalização dos tratamentos endodônticos por impossibilidade de secagem do conduto do incisivo central.

{oziogallery185}

Compartilhe!