Em Andamento

Catálogo de Instrumentais

A seguir, estão listados alguns dos materiais e instrumentais que são utilizados em nossos cursos, acompanhados da explicação com as diferenças em comparação com os materiais convencionais encontrados nas dentais não especializadas. Para maiores informações sobre como adquirir os mesmos, entrem em contato pelos emails da aba Contatos, ou falem diretamente com a DentalBox.

WhatsApp (85) 9 8180-9804 ou Fixo (85) 3253-1010


Espelho Bucal Front Surface

O espelho bucal é extremamente importante para a visualização das estruturas dentais e bucais, por isso recomendamos a utilização do espelho plano ("Front Surface"), que como pode ser visto nas fotos abaixo, não reflete sombras na imagem e possui uma definição muito melhor que o espelho convencional. Em Endodontia, onde as estruturas diminutas e escuras são um desafio à visualização, essa escolha é primordial para o bom andamento do tratamento.

Espelho Convencional - superfície refletora abaixo do vidro.

01 espelho comum02 espelho comum

 

Espelho Plano - superfície refletora sem vidro de cobertura.

03 espelho plano04 espelho plano

 

Comparação mostrando as imagens duplas e sombras do objeto no espelho convencional, perdendo definição.

05 reflexo comum06 reflexo plano

 

Sugadores Endodônticos Descartáveis

Os sugadores endodônticos convencionais de aço inox são extremamente contaminados pelos resíduos acumulados em seu interior uso após uso, reduzindo a luz do mesmo, compromentendo a sucção ou entupindo por completo. Uma ótima opção são os sugadores descartáveis esterilizados para endodontia, que vem preparados para o uso e são descartados após essa única utilização.

 

Pinça Clínica de Precisão

É importante na especialidade Endodôntica, que a precisão na manipulação dos materiais seja alcançada. A utilização de cones de papel e de guta percha, dentre outros materiais é extremamente delicada e precisa ser feita com os devidos cuidados para não dobrar, por exemplo, durante a sua inserção nos condutos. É aqui que a pinça clínica faz toda a diferença. Pinças grandes e maleáveis dificultam o processo de prova e modelagem dos cones, dentre outros passos. Por esse motivo recomendamos a pinça pequena (pediatria) rígida, que facilita demais, mantendo a precisão dos movimentos.

 

Régua Calibradora para Cones de Guta-Percha

Como os cones de Guta-percha acessórios utilizados como principais não possuem calibração prévia das pontas (todos os cones da caixa tem ponta #15), existe a necessidade da aquisição de uma régua calibradora com as perfurações relativas ao tamanho desejado para a calibração ponta dos mesmos.

 

Clip Labial para Localizadores Foraminais

Clips labiais de aço inoxidável para uso com os aparelhos localizadores foraminais. Como eles podem ser esterilizados juntamente com os outros instrumentais para facilitação dos trabalhos, é importante ter uma grande quantidade dos mesmos. Os aparelhos localizadores provém no máximo dois ou três clips labiais, então há sempre a necessidade de aquisição de outros extras.

 

Limas C-Pilot Para Patência e Cateterismo

A Patência é uma das fases mais difíceis do tratamento Endodôntico. As limas utilizadas para tal feito devem ser específicas pra isso. Os instrumentos convencionais não suportam a pressão necessária para conseguir a desobstrução de alguns casos, e acabam entortando ou se deformando antes de alcançar o comprimento desejado. As C-Pilot são ótimas opções para esses casos. Já vêm esterilizadas e prontas para o uso. Disponíveis nos tamanhos de #6 a #15, tanto de 21 como de 25 mm, possuem um tratamento que endurece a liga metálica, permitindo maiores pressões antes de se deformar. Você pode substituir todas as suas limas de #6 a #15 por C-Pilots, que além de tudo, ainda tem custo menor que as limas K de algumas marcas. Veja o artigo sobre como conseguir a patência clicando aqui.

 

Organizadores de Limas e Brocas

A organização das limas e brocas é um dos detalhes que agiliza muito o processo de instrumentação Endodôntica. Com o organizador de limas, você pode ordenar em 16 furos a sua sequência de uso de limas manuais, brocas de Gates-Glidden e instrumentos rotatórios conforme a sua preferência. Ele ainda vem com uma régua e um tamburel embutidos, além de possibilitar a esterilização em autoclave ou até mesmo estufa com as limas em posição.

 

Curetas Endodônticas de Pescoço Longo Para Endodontia

As curetas convencionais de pescoço curto utilizadas em Dentística não são ideais para curetagem de câmara pulpar, muitas vezes sequer alcançando o assoalho. Daí a necessidade de uma cureta específica para este feito. Além de ter um tamanho adequado, é extremamente afiada, permitindo facilmente o corte do tecido pulpar ou gengival.

 

Cones de Guta-Percha Acessórios Odous de Deus

Para a obtenção de uma boa obturação, é extremamente importante que se utilize cones de Guta-Percha de qualidade. Os mesmos precisam ser facilmente plastificáveis com o calor, permitindo a sua compressão e adaptação às irregularidades dos sistema de canais radiculares. O formato diferenciado dos cones acessórios com maiores conicidades que os cones convencionais (FM, M, ML, MX EL) permitem a obturação com a utilização de apenas um cone por conduto nos casos de canais com secção circular ou levemente ovalada, acelerando esta importante fase do tratamento. Para saber mais detalhes sobre a técnica de obturação, clique aqui.

 

Condensadores de Schilder Duplos 2/3

Os condensadores de Schilder possuem conicidade na ponta, além de marcações de 5 em 5 mm. Como são duplos, o mesmo condensador possui as pontas #2 e #3 em lados opostos e os mesmos são utilizados na técnica de compressão vertical hidráulica. Para saber mais detalhes sobre a técnica de obturação, clique aqui.

 

Condensadores de Lucas 4/Condutor de Calor

O condensador de Lucas possui em um dos lados um condensador #4 e do outro um condutor de calor, que pode ser aquecido em lamparina ou maçarico para a plastificação da Guta-Percha. Em conjunto com o condensador 2/3 faz um ótimo par para a fase de obturação.

 

Sonda de Rhein Dupla Curta

A sonda exploradora é um importante instrumento para o entendimento da anatomia da câmara pulpar dos dentes a serem tratados endodonticamente. Desde a sondagem do remanescente de teto da câmara, até a busca das embocaduras dos condutos, esse é um instrumento que presta um grande auxílio nesta delicada fase inicial do tratamento, visto que é um momento onde as perfurações provocadas por brocas durante a procura dos canais é relativamente comum. Para que a sondagem das embocaduras (principalmente as constritas e calcificadas) possa surtir o efeito esperado, é necessário que façamos uso de uma sonda específica pra isso, com pontas finas, afiadas e resistentes. A sonda de Rhein possui todas essas características, além de vir com duas angulações de ponta, uma de cada lado do cabo. Por isso a utilização da mesma é crucial e pode ser a diferença entre encontrar ou não os condutos mais difíceis e complicados, comprometendo o sucesso do tratamento a ser realizado.

 

Broca LA Axxess

O acesso endodôntico representa um ponto peculiar no restante do tratamento, ele pode facilitar bastante ou complicar muito os passos de instrumentação, irrigação e obturação dos canais radiculares. Em alguns casos é a diferença entre conseguir ou não executar um tratamento endodôntico ideal. Para otimizar e refinar esse passo de abertura coronária, é que foi idealizada a broca LA Axxess (Line Angle Axxess) ou acesso em ângulo reto. Ela deve ser usada nas embocaduras dos condutos, penetrando alguns milímetros, para em seguida remover as angulações cervicais que tanto interferem na inserção das limas, agulhas, brocas e cones no interior dos canais. O intuito é permitir um acesso retilíneo, facilitando o tratamento.

 

Kit K3 RS6 para Instrumentação Rotatória

O kit k3 RS6, foi desenvolvido para alcançar maior segurança no uso de instrumentos rotatórios, reduzindo o índice de fratura e permitindo um maior número de reutilizações, o que reduz o gasto com instrumentos para cada conduto preparado. Para saber maiores detalhes sobre a seqüência, leia o artigo sobre o assunto, clicando aqui.

 

Agulhas Hipodérmicas para Irrigação

A fase de irrigação dos canais radiculares é primordial para complementar a desinfecção alcançada pela instrumentação mecânica, bem como facilitar a mesma pela lubrificação e descontaminação de áreas não atingidas pelas limas e brocas de preparo. Mas para que essa irrigação tenha o efeito desejado e esperado, nós devemos priorizar o uso de agulhas ideais, longas e finas, com um diâmetro que permita a sua inserção nas proximidades do terço apical ou até mesmo da região foraminal. Assim, as substâncias utilizadas irão atuar em toda a extensão do conduto, propagando a troca de fluídos, removendo os resíduos e melhorando a desinfecção. Um dos maiores erros em Endodontia é a negligência no momento da irrigação com a aplicação de agulhas grossas que penetram apenas no terço cervical. As agulhas hipodérmicas, são bastante finas e longas, permitindo a penetração desejada, além de custarem muito pouco em relação às agulhas próprias para Endodontia, chegando a valores dez vezes menores em alguns casos. As mais utilizadas são a de cor lilás (BD ou similar) com comprimento de 20 mm e diâmetro externo de 0,55 mm (equivalente a uma lima #55) e a de cor cinza claro (Injex) com comprimento de 25 mm e diâmetro externo de 0,40 mm (equivalente a uma lima #40). 

 

 

Pontas de Papel Absorvente

A secagem dos condutos radiculares é uma importante fase do preparo para a obturação endodôntica. Se bem executada, permitirá um selamento adequado do cimento às paredes dentinárias. Pelo contrário, se algum excesso de umidade permanecer na dentina, isso irá prejudicar a presa e o selamento pelo cimento endodôntico. Os cones de papel esterilizados em "cell packs" são práticos, pois eliminam a necessidade de esterilização prévia ao uso, e vem em três conicidades diferentes para facilitar e otimizar ainda mais esse passo. Os tamanhos FM, M e ML correspondem aos cones de guta-percha e devem ser escolhidos com o mesmo tamanho destes. Por causa de sua conicidade, uma menor quantidade de cones é usada, podendo chegar a apenas um ou dois por conduto. Mais economia para o profissional. Como todos os cones da caixa possuem o mesmo tamanho de ponta, os mesmos precisam ser calibrados na régua calibradora de cones de guta-percha.

 

 

Flexor de Limas Endodônticas

A pré-curvatura dos instrumentos endodônticos é um importante recurso para a resolução de diversos problemas inerentes ao tratamento. Condutos e/ou forames curvos, degraus, entupimentos e remoção de guta percha, são algumas das complicações que podem exigir essa manobra para alcançar a sua resolução. Muitos são os instrumentos para se fazer esse pré-curvarmento das limas endodônticas. Os mais comuns como os alicates de Marcos, por exemplo, são ótimos, porém um tanto custosos. Os flexores de limas oferecem uma opção bem mais barata e simples, e obtém um resultado satisfatório. A curvatura pode ser feita mais aberta ou fechada, variando apenas da posição em que se utiliza o mesmo.

 

 

Insertos de Ultrassom

O ultrassom é um dos mais importantes equipamentos para o Endodontista. Com ele é possível otimizar praticamente todas as fases do tratamento, utilizando insertos para refinamento do acesso, busca por condutos calcificados, remoção de interferências no interior dos canais, auxílio na instrumentação e irrigação, bem como na remoção de próteses e pinos, dentre outros. Os insertos que acompanham o aparelho, normalmente os de periodontia, podem ser usados para o auxílio na remoção de próteses e pinos, mas não podem ser aplicados para as outras funcionalidades. Nesse caso é necessária a aquisição de insertos extras. Mais econômicos do que os insertos originais, existem adaptadores para todos os tipos de ultrassom, e nestes podem ser acoplados os insertos universais, muito mais baratos que os convencionais.

 

 

 

Endo Ring

O Endo Ring é um organizador de limas portátil que ao ficar acoplado ao dedo durante o procedimento, facilita a troca de instrumentos sem sair do campo operatório, com uma régua para fácil calibração dos mesmos. Rapidez e facilitação durante o procedimento endodôntico.

 

 

Easy Prodesign S

As limas rotatórias Prodesign S da Easy reúnem rapidez, pelo reduzido número de instrumentos, versatilidade, podendo ser utilizadas em diversas categorias de condutos, durabilidade e segurança. Além de tudo isso ainda podem ser adquiridas na versão com tratamento térmico, que torna o instrumento mais flexível e sem memória elástica, ou seja, permite a pré-curvatura dos mesmos. É a única lima disponível no Brasil com essa característica. As imagens abaixo mostram o kit basico de 4 limas e o kit extendido para miaor ampliação apical, ambos com tratamento térmico. A empresa Easy é nacional e produz aqui mesmo no Brasil os instrumentos. Veja mais detalhes aqui.

 

 

 

Compartilhe!