Overview Overview Search Search Up Up
Category: MATERIAL DIDÁTICO
Files:
archive.png AD4PT - Sybron - Prof. Nilton Vivacqua

Download

Esta nova sequência de instrumentação utilizando limas K3 XF e TF Adaptive, permite o preparo de maiores versatilidades anatômicas, longevidade dos instrumentos e economia no descarte dos mesmos. Baixe o cartão e experimente.

Size
Downloads
409.14 KB
12
archive.png Endodontia em 20 Passos

Download

Neste artigo, estamos disponibilizando um checklist de 20 itens importantes, os quais traduzem uma sequência passo a passo, para que o tratamento endodôntico almeje a máxima qualidade possível. O item preparo para obturação pode ser invertido com o item seleção e prova do cone. Todos os outros tem que ser executados em ordem, e nem todos são obrigatórios em todos os casos, como por exemplo, a medicação inter-sessões.
 


Size
Downloads
314.24 KB
22
archive.png Sequência de Instrumentação Manual - Cartão

Download



Size
Downloads
237.34 KB
15
archive.png Sequência Rotatória K3 RS6 - Cartão

Download

A sequência RS6, utilizando instrumentos rotatórios K3, foi desenvolvida pelo Prof. Nilton Vivacqua, para alcançar o máximo em segurança no preparo de canais radiculares. A sequência é indicada para canais radiculares com curvaturas leves, pois apenas nesses casos é possível se prever o número de reutilizações de cada instrumento.

Segundo estudos ainda não publicados, considerando-se condutos de molares superiores e inferiores, a reutilização em até 60 condutos tem se mostrado possível com grande segurança. Obviamente isso dependerá da anatomia de cada conduto e da experiência do operador.

Para maiores informações, leia os seguintes artigos relacionados: Introdução à Instrumentação Rotatória e também Instrumentação Rotatória com a Sequência K3 RS6.



Size
Downloads
141.72 KB
10
archive.png Controle de Usos das Limas RS6 - Cartão

Download



Size
Downloads
171 KB
7
archive.png Sequência de Obturação - Cartão

Download



Size
Downloads
355.15 KB
22
archive.png Organograma de Diagnóstico 1

Download



Size
Downloads
249.2 KB
59
archive.png Organograma de Diagnóstico 2

Download

Para baixar o Organograma de Diagnóstico 2, que irá ajudá-los a diagnosticar e classificar abscessos, bem como o tratamento adequado a cada um deles

Size
Downloads
250.91 KB
11
archive.png Organograma para Condutos Constritos/Calcificados

Download

Este artigo traz o download de um esquema que visa auxiliar os endodontistas a ultrapassarem as dificuldades de patência em condutos constritos, calcificados, com degraus ou outras obstruções quaisquer. A sequência pode requerer modificações dependendo do caso, o que ficará a critério do profissional. É importante pré-curvar os instrumentos em caso de curvaturas dos condutos, como salientado no organograma. Molares inferiores, por exemplo, têm tendência a apresentarem curvaturas nos canais mesiais, tanto para a distal, como também para o centro do dente. A perda de patência provocada pelo uso de brocas de Gates-Glidden, LA Axxess ou outra, utilizada intracanal, caracterizam a presença de um degrau ou entupimento do conduto. Nesses casos, é primordial pré-curvar os instrumentos no início do procedimento.

Outro ponto de extrema importância é a constante inspeção dos instrumentos, após a sua limpeza com gaze, entre as utilizações. Em caso de deformação nas espiras, descartar o mesmo para evitar a fratura. Instrumentos novos apresentam maior facilidade de penetração, pois possuem corte melhor que aqueles instrumentos já usados. Assim, uma boa dica é usar instrumentos novos para alcançar patências mais difíceis, até porque, esses instrumentos se deformam e fraturam com mais dificuldade. As limas recomendadas para patências convencionais são a C-Pilot, da VDW, e a Hi-5, da Miltex. Para patências mais difíceis, a C+, da Dentsply Maillefer, deve ser utilizada.

É sempre importante notar que o acesso, tanto da câmara pulpar quanto dos terços radiculares anteriores ao ponto que se deseja ganhar patência, devem estar ampliados, pois se essas regiões estiverem constritas ou pouco alargadas, isso pode dificultar o processo de ganho de patência! Por exemplo: se vc tem problemas de patência do terço médio, será necessário alargar melhor o terço cervical. Se você tem problemas no terço apical, é necessário se alargar os terços médio e cervical. Obviamente em ambos os casos, a câmara pulpar e as embocaduras precisam estar bem trabalhadas.

Boa Sorte e boas patências!


Size
Downloads
262.54 KB
14