News

Novo Sistema TF Adaptive - Axis Sybron Endo

TF Adaptive - Sybron Endo, Rotatório quando você quiser, Reciprocante quando você precisar. Esse é o slogan do último sistema de instrumentação endodôntica mecanizada lançado pela Sybron Endo. Ele veio para concorrer com os já conhecidos e revolucionários sistemas reciprocantes. O recém lançado sistema tenta inovar agregando a cinemática mecanizada rotatória convencional com o movimento reciprocante. Nesse caso, o motor chamado "Elements Motor", inicia com o movimento rotatório, mudando automaticamente para reciprocante quando uma pressão excessiva for aplicada ao instrumento. Ao cessar a pressão, o motor volta à cinemática rotatória. Mais especificamente, o movimento rotatório é feito com uma volta mais dois terços de volta seguido de uma pequena parada. Não é uma rotação contínua como nos motores convencionais, mas o movimento é feito apenas no sentido horário. No caso do movimento reciprocante, o motor gira um pouco mais de uma volta no sentido horário, seguido de quase um sétimo de volta no sentido anti-horário, completando 10 voltas a cada 9 ciclos. É claro que apenas esse motor elétrico, por enquanto, faz essa mudança automática, que parece ser uma combinação interessante, dadas às limitações do movimento reciprocante...
 
 
O mais interessante, é que apesar de o lançamento incluir os novos instrumentos TF Adaptive, ele também funcionará com as TFs tradicionais, bem como também com as limas K3 e K3 XF, todas fabricadas pela mesma empresa. Isso acontece porque o movimento é feito no sentido horário, convencionalmente usado por todos os sistemas do mercado, exceto Reciproc e Wave One. O que impedirá que ambos os sistemas sejam usados nesse novo motor.
A TF Adaptive é composta por dois kits com 3 instrumentos cada. O kit small é composto pelas limas 20/.04, 25/.06, 35/.04. O kit Medium Large é composto pelas limas 25/.08, 35/.06, 50/.04, respectivamente para condutos constritos e amplos. Em cada kit, as limas são coloridas com as mesmas cores do semáforo, para facilitar o reconhecimento rápido e utilização descomplicada.
Segundo o fabricante, além de desfrutar das características já conhecidas dos instrumentos TF (Twisted File), como flexibilidade e corte superior, a nova cinemática mista também trás outros benefícios inovadores, como: melhor controle, maior durabilidade, menor quantidade de instrumentos, facilidade de uso, segurança para o paciente e ampla utilização nos diversos grupos dentais.
Agora é só esperar pelo lançamento no Brasil. Logo abaixo, estão apresentadas algumas fotos do sistema.
Clique no link a seguir para ver os vídeos de lançamento e utilização do sistema.

 
 
 
 
Compartilhe!